Onde esta o Grêmio Estudantil?


Para os novatos chega até ser difícil de acreditar, mas a Paulo Benevides tem um grêmio estudantil, isso desde o ano passado.

As duas chapas concorrentes foram formadas no segundo ou terceiro bimestre do ano passado, e a eleição também. Por ter sido um dos comissários organizadores me lembro de um pouco sobre o resultado, que deu a Chapa Mix a vitória. Foram setecentos e poucos votos, contra duzentos e poucos votos (confira a ata na coordenação com os números exatos) e todos os turnos poderão votar.
O Novo Grêmio Estudantil, que vinha com seu presidente Levy (que hoje estuda no turno noturno) e outros onze componentes, se mostrou forte e cumpriu algumas de suas promessas que antes fora feita na época de eleição.

Todavia, vários fatos passaram a acontecer. Por motivos pessoais o na época atual presidente não pode mais exercer o cargo, passando assim a presidência do grêmio para Vivi (estudante do turno manhã). Alguns componentes responsáveis pelo esporte, cultura e lazer dentro da escola concluirão o terceiro ano, dando assim, adeus à escola, deixando assim o grêmio desestruturado.
Atualmente, ao se perguntar pelo grêmio, é difícil achar alguém que saiba responder a pergunta, deixando a parecer que hoje não existe mais grêmio.

Mas o que faz um Grêmio Estudantil? Um grêmio é fundamental para uma escola (ainda mais se ela tiver o mesmo porte que a Paulo Benevides, que hoje é considerada a escola polo de trinta e duas das escolas do Bairro Messejana). Ele é a voz, e representante dos direitos que os alunos têm dentro da escola. E como representante é ele quem luta pelos nossos benefícios (como concertos nos banheiros, troca de ventiladores, pinturas, etc.). Também é ele quem se reúne com o grupo gestor da escola para elaborar novos projetos (como teatros, concertos, bandas, etc.).

Levantamos aqui a questão: Será que precisamos de um novo grêmio? Ou precisamos talvez de uma “faxina” no nosso atual? Elegendo um grêmio estamos exercendo a cidadania dentro da comunidade escolar, e temos também o direito de opinar sobre a gestão e exigir uma nova reeleição assim como na política.

Você é a favor ou contra uma nova eleição? A escola precisa de um novo Grêmio Estudantil?




Leia mais sobre