História

Atenção! Alguns dados dessa postagem estão desatualizados. Estamos em processo de atualização.



A Escola de 2º Grau de Messejana, Deputado Paulo Benevides, fundada em 30 de março de 1976, através do Decreto Lei 12.027 de 30/09/76- D.O. 09/09/76 funcionou provisoriamente no antigo prédio da Escola José de Alencar na Rua Padre Pedro de Alencar em Messejana, hoje Escola Telina Barbosa da Costa.
Foi um sonho concretizado pela profª Célia Torres de Sá Benevides juntamente com seu pai, o deputado Paulo Benevides. Contaram com o apoio do Governador Adauto Bezerra e do Secretário de Educação Murilo Serpa. O objetivo maior era criar uma escola que atendesse toda a Comunidade de Messejana e adjacências e das localidades de Aquiraz, Iguape, Eusébio, Mangabeira, Itaitinga, Horizonte, Pacajus e outras. Os jovens residentes nessas áreas tinham que dirigir-se até o Centro de Fortaleza para dar continuidade aos seus estudos. Para a função de Diretora foi indicada a Profª Maria Alice Barros Façanha, por seus reconhecidos méritos e valores morais. Para 1ª Vice-Diretora, Margarida de Castro Bonfim, (Irmã Marciana), e para Secretária, Maria Nilsa de Sá e Benevides Rios. A escola contava com 18 (dezoito) professores e 22 (vinte e dois) funcionários, 448 (quatrocentos e quarenta e oito) alunos distribuídos nos cursos: Ensino Básico e Técnico em Contabilidade, sendo esse, a habilitação pioneira com uma turma de 2º ano no turno da manhã.

Em agosto de 1976 ocorreu a mudança e sua inauguração aconteceu em 23 de março de 1977 já nas instalações definitivas, onde funciona até hoje à Rua Angélica Gurgel nº 186, Messejana, e nesse mesmo ano foi implantado o Regimento Escolar. Em 1979, foi criado o curso Auxiliar Técnico em Eletricidade, em 1979, o curso H.B. em Crédito Finanças, (Habilitação Básica), oferecendo habilitação profissional a nível de 2º grau de modo a integrar o aluno no mercado de trabalho da própria Comunidade.

Em 1981, graças ao esforço da direção, a escola ganhou mais um curso profissionalizante, o Magistério do Ensino do 1º Grau, (Pedagógico), atendendo aos anseios da população. A matrícula inicial foi de 1.042 alunos. Nesse mesmo ano foi implantado o Pré-Escolar, como Escola de Aplicação Alice no País das Maravilhas, com 98 alunos no turno da manhã.
No Governo Gonzaga Mota, um decreto posterior a Escola, a transformou em Escola de 1º e 2º Graus Dep. Paulo Benevides, oferecendo as séries iniciais do Ensino Fundamental no período da manhã. Em 1989 a matrícula atingiu um total de 1894 alunos e essa escola passou a atender esse nível de ensino nos três turnos.

Até 1990 a Direção da Escola foi composta por Maria Alice Barroso Façanha, Diretora Geral. Maria Yara Cruz Dionísio, Vice-Diretora do turno da manhã, Lenilda Lima de Oliveira, Vice- Diretora do turno da tarde e Maria Elita de Oliveira Vice-Diretora do turno da noite. Como Secretária, Maria Nilsa de Sá e Benevides Rios e Primeira Bibliotecária, Antonieta Araripe de Alencar. Com a saída de Maria Alice para assumir o cargo de Diretora do DAE na SEDUC, assumiu, Maria das Graças Borges Soares, professora do Curso Técnico em Contabilidade. As demais componentes da nova administração foram: Maria Selma Camelo e Lenilda Lima de Oliveira, como Vice-Diretoras e Maria Nilsa de Sá e Benevides Rios, Secretária. Em 1995 houve eleição direta para diretor e o professor Lênin Pereira de Sousa, aprovado em concurso público, foi eleito pelo voto do colegiado para o triênio 96/97/98. São diretores adjuntos: Fernando Luis Duarte e Valmir Lopes das Flores e como secretária Maria Nilsa da Sá e Benevides Rios. A secretária, solicitou afastamento para aposentadoria e foi substituída por Maria Luzanira Jorge, indicada pela Secretaria da Educação Básica. Em Janeiro de 1999, com a educação regida pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96, a Escola passa a funcionar sob a direção de Maria das Graças Vieira Leite, oferecendo somente o Ensino Médio. Foram extintos os cursos profissionalizantes, os ciclos e aceleração no 1º grau. Em Janeiro de 1999, também assume Maria Goretti Martins , Evandia Herbster Santos Dumont. Coordenadora de Gestão e Finanças, Maria Evanda Teixeira e a Secretária Maria Nívea Pinheiro. Com pedido formulado por Maria das Graças Vieira Leite para deixar as funções da Coordenação Pedagógica e assumir a Direção da 6ª Região do CREDE – 21, assume a Professora Maria Cláudia Pereira Arruda. O núcleo gestor responde pela Direção até 2001. Quando é lançada a candidatura de Maria Goretti para diretora, nas eleições para nova gestão.
Durante a reforma das estruturas da escola inviabilizou-se a execução de muitas atividades. Assim mesmo, a Escola hospedou delegações de alunos vindos do interior para o FESTAL. Somente em 2003 todas as atividades propostas são implementadas para atingir melhores metas e objetivos da gestão.
Reconhecida pelo C.E.C., pelo Parecer nº 1585/96 em 17/12/96 até 31/12/99 e tendo seu Reconhecimento renovado pela Resolução nº 365/01 até 31/12/2001 até um novo pronunciamento do Conselho. A Escola tem uma trajetória de êxito no que compete a Educação. Sempre funcionou dentro dos parâmetros pedagógicos onde buscou sempre aprimorar o ensino aprendizagem. Sempre foi enaltecida pelo trabalho dos que ajudaram a construí-la, colocando-a dentre as maiores do Estado em termos de credibilidade de ensino.

A nova gestão tem como diretora Geral- Maria Goretti Martins Frota eleita para o triênio 2002 a 2004. O núcleo gestor é composto por coordenação pedagógica com as professoras Maria Evanda Teixeira e Maria Cláudia Pereira Arruda. Coordenação de Gestão- Francisca Eugenia Nogueira de Souza. Coordenador Financeiro- Fláris de Morais Barbosa e Secretária- Vanuzia Neves Costa de Sousa. 

Em 2002 a Escola tem acesso ao mundo virtual com a implantação da INTERNET, e nossos alunos são capacitados dentro do Projeto Informática na Escola.
Também é eleito o Conselho Escolar num processo de escolha democrática, por segmentos, possibilitando a atuação conjunta de pais, alunos, professores e funcionários, buscando alternativas e novos mecanismos de uma gestão participativa entre Comunidade e Escola. Escolhido Presidente o Professor Lúcio Galvão e Vice-presidente o professor Roberto Gleydson da Silva Rodrigues. A Escola de Ensino Médio Deputado Paulo Benevides tem uma gestão democrática, formada por um Núcleo Gestor eleito democraticamente. Em seus vinte e sete anos de fundação vive um momento de cooperação e participação, trazendo ao âmbito da Comunidade Escolar um maior engajamento da família e da sociedade. O papel da família é importante neste trabalho conjunto de acompanhamento educacional e a escola preocupada com a formação de seus jovens, procura um maior entrosamento com os pais.
Em 2004 o número de alunos matriculados é de 2.643, distribuídos nos três turnos, sendo 20 turmas pela manhã, 20 à tarde e 21 à noite no Ensino Médio e TAM (Telecurso). Funciona o Laboratório de Ciências, o Grêmio, O conselho Escolar. Temos a Biblioteca e Sala de Multimeios com 09 funcionários distribuídos nos 3 turnos. A secretaria com 15 funcionários. São 56 professores da Rede e 24 professores Temporários. O Calendário Escolar para o planejamento das atividades da Escola é elaborado dentro da Semana Pedagógica com a participação de todos os professores e Núcleo Gestor. São escolhidos os PCA'S (Professores Coordenadores de Área). Todas as atividades e programações do Calendário Escolar visam atender aos anseios da comunidade escolar usando a criatividade dentro de uma informação sistemática de ações administrativas e uma proposta curricular voltada para a vivência, família, comunidade e escola.
No dia 13/12/2004 Ocorreu eleição Direta para Diretores das Escolas Públicas. Na nossa escola concorreram 4 candidatos Professor Roberto Gleydson da Silva Rodrigues, Professor. Raimundo Borges, Professor José Ricardo Mazetti, Profº Francisco José (Franzé). Um processo democrático marcado pelo bom desempenho dos candidatos com idéias e programas voltados para a melhoria e bem-estar dos alunos e dos segmentos da Escola.
Dia 14/12/2004 – Resultados da Eleição, não houve quorum para eleger o diretor, nas urnas venceu o professor Roberto Gleydson da Silva Rodrigues
Dia 22/12/2004 – Eleição no 2º turno na escola concorreram o professor Roberto Gleydson e professor Francisco José, a disputa é marcada pelos bons projetos que ambos propõem m para a escola e os alunos são envolvidos num clima eleitoral festivo.
Dia 23/12/2004 – Após apuração dos votos, com um resultado de apenas 6 votos a mais, venceu o professor Roberto Gleydson, com suas propostas pedagógicas com muitos projetos para beneficiar os alunos na preparação para o mercado de trabalho, demonstrando muito equilíbrio para exercer a função, recebeu menção honrosa por ter sido ex- aluno da escola e ter chegado por seus méritos à Direção.
Foi eleito para o triênio 2005/2008. Assumiu em 10.01.2005 em Solenidade na SEDUC.
O Núcleo Gestor é composto por:
Roberto Gleydson da Silva Rodrigues - Diretor, Célia Maria Oliveira Dourado - Coordenadora Pedagógica, Augusto César Porto da Silva – Coordenador de Gestão, Iara Teixeira de Queiroz - Coordenadora de Gestão, Vilzamar da Silva Rodrigues - Secretária.
Estão matriculados no ano de 2005 , 2.652 alunos, funcionam com Ensino Médio, Diurno e Noturno ,em cada turno 20 salas de aula , a escola possui uma biblioteca com um grande acervo, uma sala de multimeios que dar suporte aos professores em sala de aula.Temos a sala de Coordenação, Composta pelos Professores Coordenadores de Área(PCA). São professores coordenadores Antonia Esmeralda B.Vale Miranda, Gustavo Adolfo D'Almeida Lobo, Francisco José Ribeiro da Silva, Maria Francinete Freire, Maria Oliveira Braga ,Raimundo Lenilde de Araújo. Temos sala do grêmio /auditório / Sala de Professores/ Cantina e Quadra de Esporte.
É eleito o Conselho Escolar – São membros: Presidente – Célia Áurea Siqueira Fontenele,
Vice - Presidente, Secretários e Suplentes.
No dia 26/09/2005 é reinaugurada a Quadra Esportiva com a presença do Governador Lúcio Alcântara, a Secretária de Educação Sofia Leche , representantes da comunidade, professores e alunos. A escola passa por novo processo de reconhecimento junto ao Conselho de Educação do Ceará. São feitos os Planos de Ação da Escola, através da GIDE – PDCA da Escola dando ênfase ao enfoque Político Pedagógico – Metas Globais e Estratégias de gerenciamento para a busca de bons resultados. A escola em todos os segmentos, se propõe a motivar o educando para uma verdadeira busca da cidadania com projetos mais humanos e solidários de uma qualificação melhor.
Em abril de 2009 ocorreu eleição Direta para Diretores das Escolas Públicas, mas na Escola não houve quorum e as urnas não foram abertas. O novo gestor para ocupar o cargo viria através de chamada pública.
Em 01 de julho de 2009 assume a professora Norma Maria de Oliveira Arruda para o quadriênio 2009/2012.
O Núcleo Gestor é composto por:
Norma Maria de Oliveira Arruda - Diretora, Vanda Rodrigues Holanda - Coordenadora Pedagógica, Vanda Bezerra Barros – Coordenadora Pedagógica, Edson Moraes - Coordenadora de Gestão, Vilzamar da Silva Rodrigues - Secretária.
A Escola no ano de 2009 contava com 1680 alunos, distribuídos nos três turnos.
Em 2010 o Núcleo Gestor é refeito, assumem Marcos Rangel Pereira no lugar de Edson Moraes e Francisco José Ribeiro da Silva em substituição a Vanda Bezerra Barros.
A Nova Gestão volta seu olhar para um Projeto Político Pedagógico, com ênfase no planejamento participativo nas atividades pedagógicas. Mostrando que tão importante quanto fazer e participar da construção do projeto político-pedagógico, também é respeitá-lo como um documento legítimo e representativo de toda comunidade escolar, e, que para isto, deve-se segui-lo e utilizá-lo conforme o estabelecido em seus objetivos, em suas finalidades e em suas metas.
Em Janeiro deste mesmo ano, é formada nova equipe de PCA com objetivo de transformar as diretrizes do ppp, em um eixo estruturador de todo processo ensino-aprendizagem. Que seja otimizado o tempo Escolar do educando sem que sofra o prejuízo de um fazer pedagógico improvisado.

A equipe de PCA é composta por:
Antonio Valdécio – Professor Coordenador de Área de Ciências Humanas
Esaíres Maria Teixeira _ Professora Coordenador de Área de Ciências Humanas
Maria Gleicyane _ Professora Coordenador de Área de Ciências da Natureza
Maria Fernanda - Professora Coordenador de Área de Ciências da Natureza
Francisca Arivaldênia- Professora Coordenador de Área de Linguagens e Códigos