Alunos apoiando a Greve |
Após 17 dias do inicio da Greve de Professores do interior e capital no Ceará, venho acompanhando vários sites e lendo sobre o assunto. Acho digno e decente uma greve, já que todos temos direitos de protestar e reivindicar nossos direitos. Mas, pretendo e não irei e não quero expressar outras opiniões sobre esse assunto.
Com o começo da Greve, aquela rotina onde seguimos desde os 5 anos de idade foi parcialmente "quebrada". Ir pra escola virou desejo para muitos alunos - que antes, até odiavam a mesma. Ficamos a mercê no horário em que deveríamos estar ali, nos engrandecendo como pessoas.
Como já disse anteriormente, estamos em uma greve há 17 dias, e nesse meu "tempo vago", vasculho informações sobre a greve, e também procuro os locais das próximas manifestações para a Equipe Blog do PB estar atuando efetivamente nesta greve, apoiando assim, os professores.
O caso que vemos percebendo, é que pouco se importam Governador, Deputados, Ministros, Assessores, Parlamentares, Associações e muitas vezes Professores para com os alunos. Procurei, e não encontrei, algo que seja focado aos alunos, os que verdadeiramente sofrem mais com a Greve, os que estão "flutuando" no mar da "guerra fria" entre professores e "poderosos" da nossa sociedade. Se somos uma das duas pontas do Iceberg - onde a outra é o grande, poderoso e respeitado Governador Cid Gomes - dessa situação, merecemos esclarecimentos concretos, ou não?
A verdade, é que contatos que tenho com alunos, a maioria me pergunta se eu sei o dia previsto para a volta às aulas. Não sabem nem se a greve ainda está acontecendo.
Outro dia fui parado junto ao Áureo pela nossa Presidente do Grêmio, Viviane. Nós estávamos fardados, vindo da "comemoração" do Dia do Aluno em frente ao Plenário 13 de Maio. Ela desesperadamente atravessou a rua e veio nos perguntar se estava havendo aula, pois ela não sabia de nada. É isso o que esta acontecendo: alunos estão sem saber absolutamente de nada.
Outro caso foi via messenger, um amigo da equipe do Blog nos mandou a seguinte mensagem:
"Não acho que vocês deveriam apoiar a greve dos professores, vocês estão sendo prejudicados por uma luta egoísta deles..."
O ex-aluno da escola e recente aprovado em uma das melhores faculdades do Ceará continua seu parecer:
"... Não estão pensando nos alunos, mas mesmo assim querem ajuda, uma luta que dura anos e anos e eles nada conseguem a não ser prejudicar as pessoas que querem estudar e vocês estão sendo manipulados por eles para que ajudem. O Cid não é um bom governador isso todo mundo sabe, mas tem de saber dividir em movimento dos professores e o estudantil, os professores não estão nem ai pros alunos essa é a dura realidade com tanto que estejam ganhando o deles eles não estão nem ai pra quem aprende ou deixa de aprender."
Alunos apoiando a Greve |
No momento pensei em haver uma discordância de ideias entre eu e ele. Depois parei pra pensar, e concordei em tese no que foi dito por ele. Fico imaginando quando e como os alunos irão posteriormente saber quando voltará as aulas. Pela mídia? A mesma que está sendo apontada por distorcer os fatos pelos próprios professores?
Mesmo com os tais ocorridos, continuarei - e continuáramos - apoiando os professores, por várias causas. Uma delas é que sem eles, não chegaríamos até onde estamos aqui. Outra, é que também não achamos justo tanto estudo e dedicação ser desmerecido da maneira que está sendo. Isso segue como conselho para os nossos demais colegas estudantados.
Fica aqui o meu apelo para CUIDAREM mais dos alunos. Seja vocês de uma ponta ou outra do Iceberg.