A qualidade do Ensino Mundial, será que estamos mesmos evoluídos?

Hoje, a Professora Narda passou para turma uma produção textual que vinha com o tema "A Qualidade do Ensino Estadual". De principio, parecia ser um texto muito simples e de fácil elaboração, mas com o passar do tempo percebi que não era. Comecei a "quebrar barreiras" e pensar em algo de proporção maior, o ensino do Brasil. Particularmente, já estudei em 7 escolas, uma em Minas Gerais, e outras em São Paulo. Após recordar-me dos ensinos do Sudeste Brasileiro, passei a comparar também com o ensino do Ceará. Não é fácil lembrar do ensino regional, sem não lembrar em greves, já que nunca tinha presenciado tal fato.
Não posso negar que o ensino brasileiro de uns anos pra cá tem crescido periodicamente, mas, será que já estamos com um ensino a nível mundial, de países desenvolvidos? A resposta, é não.


Mas, por outro lado, não devemos encarar o ensino brasileiro como "o pior da praça", vejamos a tabela do IDEB:

Clique na imagem para ampliar / Fonte: IDEB
A tabela não nos revela algo surpreendedor, para os dias atuais. Suponhamos que a tabela, seria o resultado de uma prova com três alunos do ensino médio: estadual, municipal e privada. Os resultados seriam estes:

Aluno estadual - 3,2
Aluno municipal - 3,2
Aluno privada - 5,6

Os motivos que elevam as notas a este nível são várias. Pergunto a você, amigo leitor, porque estamos tão abaixo da rede privada? Alunos da rede pública, tem as mesmas oportunidades de aprender dos alunos da rede pública, ou até mais "privilégios". Como sabemos, as escolas privadas (ou particulares) sempre estão na frente, quando relacionada aos ensinos. Mas, saiba que, as escolas privadas também não estão com médias em que deveriam estar.

O que realmente precisamos para uma boa aprendizagem? Escola, professores, livros e o interesse.
A exemplo cito o nosso próprio colégio, que tem uma boa infraestrutura. Temos tudo que precisamos para aprender; cadeira, mesa, lousa. Temos professores qualificados assim como os das escolas privadas ou até superiores a eles, que passam por um longo processo até chegar as salas de aula. Os livros didáticos, que são "emprestados" gratuitamente para nós, enquanto muitos alunos da rede privada, que não tem condições financeiras, tiram xerox de livros de outros alunos. Nos resta agora sabermos se há o ultimo requisito, o interesse. Que não vem do Cid Gomes, nem da SEDUC, e nem dos nossos professores (não neste caso), e sim de nós mesmos. O que nos impede de termos um bom ensino somos nós mesmos. A falta de interesse nossa, nos deixa neste nível crítico em que nós estamos.

Cabe a você tomar uma decisão.

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