Exposição: Tesouros e Simbolismos da Colômbia Pré-Hispânica

Durante essa semana, alguns alunos foram há uma exposição na Unifor. Para quem não teve a oportunidade, ai vai a dica: 
Para desenvolver temas relevantes no contexto acadêmico e universal, que enriqueçam e renovem a opinião do público sobre a ourivesaria e as sociedades pré-hispânicas da Colômbia, a Universidade de Fortaleza apresenta a exposição “Tesouros e Simbolismos da Colômbia Pré-Hispânica”. Pela primeira vez no Brasil, a mostra se foca em alguns dos temas mais relevantes do pensamento simbólico das sociedades ourives, que podemos inferir a partir da iconografia, do contexto arqueológico, das crônicas europeias e da analogia etnográfica.




A relação entre a natureza e a cultura nas sociedades indígenas, a transformação da identidade da pessoa e do xamã e as concepções e práticas relacionadas com o corpo são representados no Espaço Cultural Unifor em forma de esculturas, imagens e textos, onde se apresentam concepções radicalmente distintas das nossas, sobre uma nova perspectiva que transforma a visão do mundo numa natureza humanizada, onde os animais, as plantas e as pessoas fazem parte de uma mesma sociedade, um xamã-ave, que voa pelos mundos com rituais e cantos que têm poderes para regenerar a vida.

Composta de 213 objetos, a coleção possui pingentes, palitos, peitorais, máscaras, tudo em ouro ou em "tumbaga", mistura de ouro e cobre. Há ainda vasos, estátuas e instrumentos musicais feitos de barro. Em todos, surpreende o detalhamento com que foram produzidos. Em abril do ano passado, a Pinacoteca de São Paulo chegou a sediar uma exposição do Museu del Oro, mas peças diferentes dessas compuseram o acervo.
Origens

Foi por volta dos anos de 1930 que se fundou o Museu del Oro, de onde vieram as coleções para a exposição “Tesouros e Simbolismos da Colômbia Pré-Hispânica”. Após a independência do país, a Colômbia passa por um processo relativamente comum aos povos sul-americanos. Depois da partida de seus colonizadores, ficaram as dúvidas: o que somos? O que nos une? Qual a nossa herança? Assim, surge o interesse nas peças ancestrais, elaboradas por um povo anterior aos europeus.

tesouros-simbolismos-colombia-pre-hispanica-2-300x200

O Museu, financiado pelo Banco da República de Bogotá, passou a adquirir e preservar peças em ouro, cobre e cerâmica, encontradas em geral por camponeses. A datação das peças varia de 500 a.C. a 1500 d.C.

tesouros-simbolismos-colombia-pre-hispanica-300x200

Durante o período pré-Hispânico, nenhum povo produziu tanto em ouro como os que habitavam a Colômbia. Suas peças, no entanto, não tinham apenas a intenção de adorno ou de exaltação da riqueza daquelas terras, mas de representar o sagrado. Depois do ano 1000, os elementos se tornaram mais sensíveis e houve um aumento na produção a partir da tumbaga. Em 1500, com as invasões espanholas, as comunidades indígenas não tiveram mais contato com o ouro e deixaram de produzir.

Curadoria e textos

“Tesouros e Simbolismos da Colômbia Pré-Hispânica” conta com a presença do antropólogo, professor e pesquisador Roberto Pineda Camacho, conhecedor profundo do pensamento ameríndio, do xamanismo e dos rituais, além da teoria sobre esses assuntos. Sua ligação com essa exposição é parte da convicção de que a etnologia, a arqueologia e a etno-história, juntas, podem resgatar o sentido e os significados dos objetos da ourivesaria, da cerâmica e de outros materiais produzidos por sociedades desaparecidas.

tesouros-simbolismos-colombia-pre-hispanica-300x200

Através de um intercâmbio de ideias e propostas com a arqueóloga e curadora da exposição, Maria Alicia Uribe, e outros colaboradores, buscaram por quase um ano criar uma narrativa clara e coerente com elementos sugestivos que permitissem ao público conhecer e entender a sabedoria, a criatividade e a complexidade das filosofias ameríndias, presentes no continente desde tempos antigos.

SERVIÇO
Tesouros e Simbolismos da Colômbia Pré-Hispânica
Abertura: 7 de junho de 2011
Visitação: 8 de junho a 18 de setembro de 2011
Aberta ao público de terça a sexta, das 8 às 20 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 18 horas, no Espaço Cultural Unifor
Entrada gratuita | Estacionamento no local
Agendamento de visitas guiadas para grupos de visitantes: (85) 3477-3319

Acesse o hotsite oficial da exposição | www.unifor.br/ourosdacolombia