- Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto.
- Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim.
- Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes.
- Ler com perspicácia, sutileza, malícia nas entrelinhas.
- Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar.
- Não permitir que prevaleçam suas idéias sobre as do autor.
- Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão.
- Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente.
- Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão.
- Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de ...), não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu.
- Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais completa.
- Quando o autor apenas sugerir ideia, procurar um fundamento de lógica objetiva.
- Cuidado com as questões voltadas para dados superficiais.
- Não se deve procurar a verdade exata dentro daquela resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto.
- Às vezes a etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a resposta.
- Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem.
- O autor defende ideias e você deve percebê-las.
- Os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito são importantíssimos na interpretação do texto. Ex.: Ele morreu de fome.de fome: adjunto adverbial de causa, determina a causa na realização do fato (= morte de "ele"). Ex.: Ele morreu faminto.faminto: predicativo do sujeito, é o estado em que "ele" se encontrava quando morreu.
- As orações coordenadas não têm oração principal, apenas as ideias estão coordenadas entre si.
- Os adjetivos ligados a um substantivo vão dar a ele maior clareza de expressão, aumentando-lhe ou determinando-lhe o significado.
Fonte: Blog do Professor JR






