Em maio houve a ultima eleição do professor do mês e a escolhida do mês foi a Professora Esmeralda. Por causa das provas e greve não tivemos tempo para planejar a entrevista e agora com o período de provas já tendo seu fim, e a greve na Paulo Benevides também, reservamos um tempo para a realização da matéria, que desta vez, foi feita via e-mail.
| Professora Esmeralda |
Nome: Esmeralda Miranda Vale
Idade: 49 anos
Cidade Natal: Tauá, mas cresci no Crato. Por isso me sinto cratense, caririense.
Quantos anos a senhora tem como professora?
26
Qual ou quais faculdades cursou?
Inicialalmente prestei vestibular para direito na UFC e enfermagem na UECE. Passei em ambas e escolhi enfermagem. Logo comecei a dar aulas em escolas particulares e gostei da profissão. Então desisti de enfermagem e prestei vestibular para biologia na UFC. Concluido o curso, fiz especialização em Meio Ambiente e Turismo, na UECE.
Sim, por um ano fui auxiliar de biblioteca na URCA (Universidade Regional do Cariri), mas logo em seguida fui para Brasília concluir o ensino médio e depois para Fortaleza, prestar vestibular. Adorava meu trabalho, pois podia ler a vontade. E durante a faculdade fiz uma prova de seleção para uma bolsa do CNPQ (entidade federal que apoia e financia trabalhos de pesquisas científicas), onde fui selecionada e por dois anos participei de pesquisas cietíficas no laboratório de bioquímica da UFC.
O Paulo Benevides é uma das melhores escolas estaduais de Fortaleza. Temos uma estrutura física comparável ás escolas particulares daqui. Salas arejadas, amplas, laboratórios de infomática, física, química e biologia. Um bom auditório, quadra de esportes, grêmio estudantil, biblioteca e outros recursos tecnológicos. Além disso temos bons professores e alunos com o material de apoio didático em mãos. Infelizmente tudo isso ainda não está sendo suficiente para um melhor desempenho escolar, mais estamos avançando. A outra escola que leciono é municipal, outra realidade, infelizmente.
Desde o ensino fundamental. Sempre fui ótima aluna em ciências e depois, em biologia, especialmente genética. Sonhava em ser geneticista (risos). Mas mestrado ou doutorado em genética não havia em Fortaleza. Eu já era casada, tinha uma filha, desisti do sonho. E como sempre gostei de lecionar, não fiquei frustrada por isso.
Estamos no "sistema tartaruga" por causa do periodo de greve. Qual sua opinião sobre essa atitude?
Para responder sua pergunta,vou postar aqui uma carta aberta de uma professora estadual (infelizmente não me recordo do seu nome)
Professor é uma profissão que poucos estão querendo exercer, EXISTE O ALTO GRAU DE STRESS, FALTA DE RESPEITO,DESVALORIZAÇÃO,ASSEDIO MORAL E CARGA DE TRABALHO EXAUSTIVA. TAL SITUAÇÃO LEVA MUITOS PROFESSORES A DESENVOLVEREM DOENÇAS FÍSICAS E PSÍQUICAS.No Ceará, um professor em início de carreira ganha pouco mais que 1.300,00 reais, depois de passar 4 e até 5 anos numa universidade.A população tem que saber que: O governador dividiu a classe de professores, criando duas tabelas: NÌVEL MÉDIO e NÌVEL SUPERIOR.PARA IMPEDIR QUE O PROFESSOR DE NÍVEL SUPERIOR TENHA DIREITO A LEI FEDERAL PISO. DESSA FORMA O REAJUSTE QUE O GOVERNO FEDERAL FIXA ANUALMENTE PARA TODOS OS PROFESSORES DO PAÍS. NÃO CHEGA A TODOS OS PROFESSORES DO ESTADO. EXCLUI TODOS QUE POSSUEM NÍVEL SUPERIOR.Então perguntamos: para onde irá esse dinheiro que é nosso e o governador está nos negando? Onde ficam as leis, se o governador está ferindo a CONSTITUIÇÃO ESTADUAL que diz que os professores devem ter " PISO ÚNICO E CARREIRA ÚNICA" e Cid Gomes dividiu em duas?O GOVERNO FALTA COM A VERDADE quando diz que os professores irão ter um reajuste de 15%. “ESQUECE” de dizer a população que 7,5% é para Novembro e 7,0% é para Janeiro do próximo ano. JANEIRO É NOSSA DATA BASE DE REAJUSTE, SENDO ESSES 7,0% de Janeiro de 2012 já é o REAJUSTE DE TODO SERVIDOR.CONTINUAMOS COM O QUINTO PIOR SALÁRIO DO PAÍS, DE 27 ESTADOS BRASILEIROS OCUPAMOS A POSIÇÃO 23,SOMOS OS ÚLTIMOS.POR LEI FEDERAL DEVERÍAMOS TER 1/3 DA NOSSA CARGA DE TRABALHO RESERVADO PARA PLANEJAMENTO ,ESTUDOS E PESQUISAS. COM ISSO NOSSOS ALUNOS TERIAM MELHORES AULAS E CONDIÇÕES DE APRENDIZADO.LEI FEDERAL DESDE 2008 E QUE O GOVERNO CID GOMES NÃO CUMPRE!NOS PROFESSORES NÃO BUSCAMOS REAJUSTES. BUSCAMOS UM DIREITO,O CUMPRIMENTO DE UMA LEI FEDERAL. QUEREMOS APENAS TER NOSSA ATUAL CARREIRA VALORIZADA e RESPEITADA.
Por tudo isso, meu sentimento é de indignação diante do descaso com a educação nesse país.
Deixe um recado para os alunos que te escolheram em maio pra ser a professora do mês.
Gostaria de agradecer aos meus alunos. Claro que fiquei feliz, é um sinal do reconhecimento de meu trabalho. Durante esses 26 anos de profissão, muitas coisas aconteceram. Momentos de indignação, de tristeza pelo descaso com a educação, pela desvalorização profissional, pelos baixos salários. Mas sinceramente, minha relação com os alunos sempre foi satisfatória e era isso que me motivava sair de casa para o meu trabalho. Claro que problemas acontecem, mas sempre contornados da melhor maneira possível. E hoje, pertinho de minha aposentadoria, posso dizer, que valeu a pena. Afinal, como disse Fernando Pessoa, "tudo vale a pena se a alma não é pequena".
Obrigado pela participação professora! Lembrando a todos que o próximo professor do mês será escolhido em pouco tempo! Fique ligado e vote no seu preferido!
Obrigado pela participação professora! Lembrando a todos que o próximo professor do mês será escolhido em pouco tempo! Fique ligado e vote no seu preferido!









