Vídeo: Manifesto de professores e alunos no Palácio da Abolição (Fortaleza) - 5 de Agosto


Roteiro:
Lucas Martins
Taynara Rodrigues
Bruna Rafaele
Aux. Vanessa


Em torno de 1.500 professores e alunos da rede estadual de educação participaram, na manhã de ontem, de manifestação no entorno do Palácio da Abolição. Com trio elétrico, faixas e cartazes, eles caminharam por vias próximas à sede do Governo do Estado com o intuito de anunciar a greve da categoria, iniciada ontem, e apresentar suas reivindicações.

A manifestação teve início por volta das 9h, na esquina entre as avenidas Abolição e Barão de Studart. No quarteirão seguinte, no cruzamento entre a Avenida Barão de Studart e a Rua Antonele Bezerra, barreiras de ferro e policiais militares impediam os manifestantes de avançar em direção ao Palácio da Abolição.

Diante das barreiras montadas, estudantes exibiam faixas em com palavras de apoio às reivindicações dos docentes, que recusam a proposta de reajuste salarial feita na última semana pelo Governo do Estado.

Do mesmo modo, motos e viaturas da Polícia Militar interditavam a Avenida Barão de Studart no trecho compreendido entre a Rua Pereira Filgueiras e a Avenida Abolição. Acessos ao Palácio da Abolição pela Rua Silva Paulet também se encontravam interditados.

Por volta das 10h30, os docentes iniciaram uma caminhada, acompanhados pelo trio elétrico, em direção à Avenida Beira-Mar, a qual teve de ser interditada por aproximadamente 20 minutos. Em seguida, retornaram à Avenida Abolição e começaram a caminhar pela Rua Silva Paulet.

No cruzamento com a Silva Jatahy, policiais do Batalhão de Choque, enfileirados de uma ponta a outra da via, impediram a passagem dos professores.

Fonte: APEOC