Professor do mês: Profº Valdécio!

Todo mundo votou... e com 50% dos votos, o Professor Valdécio ganhou na Enquete do Membro do Mês, e agora, com vocês a nossa entrevista com o nosso super Professor!

Professor Valdécio
Nome: Antônio Valdécio Rufino da Silva
Idade: 45 anos
Cidade Natal: Ererê – CE

Quantos anos de experiência você tem como professor?
Como professor efetivo eu tenho 6 anos, eu fiquei 6 anos sendo temporário. Então, no total 12 anos na profissão.

Em que momento da sua vida você decidiu ser Professor? Porque?
Na verdade eu sempre quis ser psicólogo. Mas, quando eu entrei no seminário teria que fazer filosofia. A Filosofia veio em consequência da vida no seminário, e não por eu ter escolhido. O Seminário exigia Filosofia, e eu fiz a Filosofia e me encantei também pela Filosofia.

Professor Valdécio
Você sempre pergunta para os seus alunos: “O que é Filosofia?”, e pra você? O que é Filosofia? Ela mudou seu modo de pensar ou de agir?
Com certeza! Se a Filosofia se baseia numa busca constante pelo querer saber, pelo querer buscar o porque das coisas, então a Filosofia tem me ajudado todo dia na busca de compreender as pessoas e na busca de compreender o mundo. Ou seja, eu sempre busco querer saber. Então nessa busca de querer saber mais, é isso que é a beleza da filosofia: buscar saber o porque, não se conformar nem com a sua essência, e nem com as respostas que as pessoas e o mundo lhe dão.

O que você acha dos alunos do Paulo Benevides?
Bom, eu sempre digo isso aqui e não é “babação”. Sim, porque eu já dei aula em várias escolas da periferia de Fortaleza, e eu não me sinto diminuído ensinar numa escola ou por já ter ensinado em escolas da região periférica. Mas, das escolas em que eu já ensinei, eu acho que o Paulo Benevides é o diferenciado. Os alunos são muito bons, e são muito comprometidos. Então, como professor de Filosofia eu me realizo, e eu posso falar do turno da manhã por dar aula no turno de manhã. Eu encontro nesses alunos uma resposta pra aquilo que eu busco, para aquilo que eu interrogo. Nossos alunos são diferentes. Basta dizer os próprios idealizadores do Blog: foi uma ideia dos próprios alunos e a escola apoiou, mas de quem foi a iniciativa? Os próprios alunos. Então, eu acho que isso faz o diferencial.

Professor Valdécio
Quantas escolas você já ensinou?
Eu já ensinei em várias escolas. Enquanto temporário eu já andei pela Fortaleza toda. Por isso foi bom, porque quando eu era temporário, eu andei na Praia do Futuro, Planalto Aírton Senna, Jacarecanga, Santa Rosa... Então foram várias escolas. Quando eu me efetivei, eu fiquei no Paulo Benevides, depois voltei pra outras 3 escolas. Depois, voltei e me firmei no Paulo Benevides. Ao total foram, 6 escolas.

Como você se sente em ter sido o primeiro escolhido como Professor do Mês no Blog da Escola eleito pelos próprios alunos?
Confesso que foi surpreendente, mas eu não fico só lisonjeado. Eu acho que minha responsabilidade aumenta. Ou seja, se os alunos me escolheram eu tenho que cada vez mais melhorar minha prática. Fico feliz e, ao mesmo tempo, espantado. Espantado porque a minha responsabilidade aumenta, e como eu quero ganhar outras vezes com certeza (risos)... Eu sempre quis ser um educador, pra mim professor você encontra em qualquer lugar, agora educador mesmo que faz a diferença, o diferencial é mais difícil. E como meus alunos são diferentes, eu também quero ser diferente enquanto professor.

Postado por Taynara Rodrigues. Ex aluna, Taynara tem 17 anos e se formou no ensino médio em 2012. Atualmente, cursa Administração na FIC.